Wednesday, December 9, 2009

Model Drawing

Há anos que andava a querer fazer uma coisa destas, mas por uma razão ou por outra, nunca foi possível. Quando vivia perto de Lisboa, andava sempre a correr de um lado para o outro e apesar de várias instituições oferecerem aulas de desenho de modelo, eu nunca consegui organizar-me de maneira a frequentar uma. Depois vim para o norte, a vida tornou-se substancialmente mais fácil e mais calma, mas... aqui não havia aulas deste tipo... até agora. Felizmente, abriu recentemente na cidade um excelente centro de arte contemporânea (Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, cliquem aqui para mais informações) que, entre várias outtras actividades interessantes, está neste momento a oferecer aulas de desenho com modelo. E assim, uma tarde por semana, lá vou eu batalhar com poses que mudam a uma velocidade vertiginosa e um "objecto" com o qual nunca tinha trabalhado antes, o corpo humano. Para alguém habituado a fazer ilustrações hiper-detalhadas, que demoram várias horas a terminar, começar e acabar um desenho em 30 segundos é um verdadeiro desafio! Mas muito compensador, não tanto pelos resultados, como podem ver, mas pelo muito que tenho aprendido com o Manuel Trovisco. O desenho lá de cima foi feito em 30 segundos, com carvão, o de baixo em 5-7 minutos, também com carvão, mas num papel um pouco mais texturado. As mãos, os pés e as pernas, são sem dúvida as partes do corpo mais difíceis de desenhar.

I've been wanting to do this for ages, but somehow, when I lived near Lisbon I was always running from one place to the other and never found the time to take a model drawing class. Then I came up north, life became a lot easier and calmer but... no model drawing classes available... until now. A great contemporary art centre (Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, check it out here) opened in town recently and this year, among many other interesting activities, they are offering a model drawing class. So, one afternoon every week, there I go, to struggle with rapidly changing poses of a subject that I had never worked before- the human body. For someone used to make detailed ilustrations that take several hours to render, drawing a whole body for a mere 30 seconds is a real challenge! But it's really rewarding, not in terms of results, which are still... well, what you can see! - but regarding all that I am learning with the talented Manuel Trovisco. The first drawing was made in 30 seconds using a charchoal stick, the second is what I was able to achieve in 5-7 minutes, using a slightly more textured paper. Hands, feet and legs are definitely the hardest body parts to draw.

6 comments:

  1. é um objecto sempre fascinante.. eu também tive algumas aulas e as vezes tenho saudades :)

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  2. estão fantásticos os desenhos. Não tinha conhecimento que estava a decorrer no centro de arte contemporânea essas aulas. Será que me podes dizer, em que dias e a que horas, gostava muito de participar faz-me lembrar o tempo em que estava na sociedade nacional de belas artes.
    beijinhos para todos
    M.

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  3. I am very impressed. There is no question that you have an artist's eye. I wish I could do that.
    Thanks for viviting my blog. Its been a long time and I have missed you. I hope things are well with you and your family. We are looking forward to celebrating Christmas with our family and friends.
    Merry Christmas,
    Sue

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  4. Que bem desenhas, Ana! Que inveja! Não podes é deixar de desenhar plantas. Já falta pouco para a Primavera. Mais dois meses e começam os Narcissus.
    CA

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  5. É isso que eu desconfio: é que longe da cidade a vida é mais tranquila e há tempo para fazer inúmeras coisas agradáveis.

    Também gosto muito de desenho. O ano passado frequentei um workshop muito interessante: Desenhar com os 5 sentidos. Utilizar a memória para desenhar e não a visão. Dar protagonismo a outro sentido que não os olhos.

    Um dos exercicios que mais gostei foi desenhar a nossa própria cara sem a estar a ver. De olhos fechados para aumentar a concentração, percorrer o rosto através do tacto com uma das mãos e desenhar no papel com a outra mão. Incrivel o que dali sai numa linha continua (o lapis não pode sair do papel).

    Outro exercicio foi desenhar o rosto de outra pessoa sem os nossos olhos abandonarem o rosto alheio. Ou seja, era proibido olhar para a folha de papel :)

    Amei os teus desenhos de corpos desnudados. Incrivel como conseguiste desenhar em tão pouco tempo.

    Entretanto publiquei artigo sobre a visita de estudo à fábrica de bolos. Se tiveres oportunidade pássa por lá. Beijinhos.

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