Esta foi a última experiência do curso de desenho, com barras de sepia e carvão. Desta vez o modelo era este par de cântaros. Foi uma boa experiência, embora um tanto enervante, para quem está habituado a desenhar com lápis afiadíssimos, aparos e outros instrumentos de precisão, que colocam a linha e o ponto exactamente onde os queremos. Aqui, os contornos ficam mais indefinidos, e as manchas de cor espalham-se por áreas que apenas conseguimos estimar... Aqui fica o resultado, algo esborratado, em parte por mim, e em parte pelas duas pequenitas, que mal me viram chegar a casa com o desenho, o quiseram "ver" (acto que, como toda a gente entre os 5 e os 8 anos de idade sabe, implica usar os dedos).
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This is my last experiment from the drawing course. This time we used sepia and charcoal blocks to draw and paint a pair of pottery jars. I enjoyed the experience, although it was somewhat unnerving, for someone used to precision tools like pencils and pen nibs, that let you place a line or a dot exactly where you want it. With sepia and charcoal blocks, contours are not defined, colour spreads over areas that you can at most estimate... Here is the result, somewhat smudged, partly by me and partly my two kids, who wanted to "see" the drawing as soon as I've got home. And as every 5 and 8 year-old knows, seeing is something you do by using your fingers...
Gostei muito do desenho.A A. tem muito jeito para o desenho. Acho que devia dedicar-se a essa arte
ReplyDelete(pintura, desenho) e tentar fazer uma exposição com todos os seus trabalhos. Quem sabe não iria ter uma agradável surpresa?
Hi Pequette,
ReplyDeleteIt can be scary, but I love conte crayons, sepia, charcoal AND pastels. Have you used them? I have so much to learn about them and seem to be on a tangent now to do my next books with lino-cuts, or some such simpler form.
Sharon Lovejoy Writes from Sunflower House and a Little Green Island