Sunday, December 19, 2010

Manifestação de blogs pelo direito de educar sem escolarizar


Ao contrário do que acontece em Portugal, na Espanha, a opção de educar as crianças em regime de ensino doméstico (sem necessidade de frequentar uma instituição de ensino) não está regulamentada por lei. Como a opção da escolaridade obrigatória não é exigida pela Constituição, até agora, os muitos casos de famílias espanholas que ensinavam os seus filhos em casa que eram contestados em tribunal (normalmente por denúncia de alguém menos esclarecido), acabavam por ser arquivados, e as famílias continuavam a educar as crianças em casa. Recentemente, este estado de coisas parece estar a mudar, mas para pior, quando o Tribunal Constitucional espanhol declarou o homeschooling ilegal, na sequência de um contencioso que envolvia duas famílias de homeschoolers espanhóis em Málaga.

Por não concordar com esta decisão, decidi solidarizar-me com todas as famílias que, em Espanha, lutam pelo direito a educar em casa. Se quiserem aderir também, independentemente do local onde viverem, coloquem o símbolo de protesto nos vossos blogs e adicionem o vosso "link" aqui. Se quiserem podem também partilhar os vossos pensamentos sobre a decisão do tribunal espanhol.




Wednesday, December 1, 2010

E depois do gelo... a neve! / After the ice came the snow!

Depois do gelo, veio a neve. E que fazer, senão deixar-se contagiar pelo entusiasmo dos mais pequenos e correr lá para fora?
After the ice, came the snow. And what better thing to do, than join the kids enthusiasm and run outside?
Dar uma ajuda com o boneco de neve.
To help with the snowman.

Descobrir quem se levantou mais cedo do que nós (foi uma raposa...).
To find out who got up even earlier than we did (it was a red fox...).

Apreciar o silêncio tão característico dos dias de neve.
To appreciate the unique silence of a snowy day.

E terminar o dia com uma bela tarte de nozes (obrigada pela receita, A.!)...
And end the day with a a yummy walnut pie (thanks for the recipe, A.!)...