Sunday, December 19, 2010

Manifestação de blogs pelo direito de educar sem escolarizar


Ao contrário do que acontece em Portugal, na Espanha, a opção de educar as crianças em regime de ensino doméstico (sem necessidade de frequentar uma instituição de ensino) não está regulamentada por lei. Como a opção da escolaridade obrigatória não é exigida pela Constituição, até agora, os muitos casos de famílias espanholas que ensinavam os seus filhos em casa que eram contestados em tribunal (normalmente por denúncia de alguém menos esclarecido), acabavam por ser arquivados, e as famílias continuavam a educar as crianças em casa. Recentemente, este estado de coisas parece estar a mudar, mas para pior, quando o Tribunal Constitucional espanhol declarou o homeschooling ilegal, na sequência de um contencioso que envolvia duas famílias de homeschoolers espanhóis em Málaga.

Por não concordar com esta decisão, decidi solidarizar-me com todas as famílias que, em Espanha, lutam pelo direito a educar em casa. Se quiserem aderir também, independentemente do local onde viverem, coloquem o símbolo de protesto nos vossos blogs e adicionem o vosso "link" aqui. Se quiserem podem também partilhar os vossos pensamentos sobre a decisão do tribunal espanhol.




3 comments:

  1. Thanks for joining the initiative. All efforts and support are welcome by the Spaniards and all homeschoolers.
    Great blog!

    ReplyDelete
  2. Nem acredito que em pleno século XXI ainda haja gente assim.
    Fizeste bem em chamar a atenção.

    ReplyDelete
  3. Hi dear Ana,

    Yes, I'll mail you some goodies as soon as I finish stuffing all those envelopes!

    I have missed your words, but I know how busy you are. Family first. Or, maybe you first, then family. You need to take good care of yourself.

    Love,

    Sharon

    ReplyDelete