Parte do trabalho de hoje: uma libelinha pousada em cima de uma erva (pintada com aguarelas e tinta). Estes lindíssimos insectos são extremamente ágeis e têm uma capacidade de manobra em vôo espantosa, sendo capazes de pairar, voar para a frente, para trás e para os lados. São também muito úteis, pois são predadores activos de mosquitos e outros insectos picadores. As libelinhas passam parte do seu ciclo de vida dentro de água. As suas larvas são tão vorazees como os adultos, caçando por perseguição cuidadosa e emboscada. Quando se encontram suficientemente próximas da presa, disparam subitamente o lábio inferior - modificado em forma de maxila articulada, com duas mandíbulas afiadas em forma de gancho na extremidade. A presa, que fica instantaneamente empalada nos ganchos, é depois trazida para a boca e comida.
* * *
pequete
ReplyDeletegostava de te dizer alguma coisa sobre os desenhos mas estou estremamente aborrecido pelo facto de só escreveres em inglês, tenho pena mas não entendo!?!?
A conversa só tem a ver com os hábitos de vida dos bichos... podes comentar os desenhos só por si, e em português. Eu tb. vou fazer isto bilingue, mas ainda não tive tempo.
ReplyDeleteI love the wings of this dragon fly
ReplyDeleteYour nature illustrations are wonderful!
ReplyDelete